18/04/2009

Crónicas de Maconde VII

- São quatro minis se faz favor.
- Ora aí estão.
- Obrigado.
- Epá, eu acho que entretanto se calhar bebo outra coisa qualquer, um cocktail ou assim.
- Ai que pena, hoje não está cá o doutor, ele é que faz uns cocktails maravilhosos, daqueles finos, no shaker.
- Qual doutor? O ginecologista?
- Sim, o Dr. Rudolfo Dias, aquele do nome muito batido.
- Epá por acaso... ao menos que ele fosse brasileiro e se chamasse Romeu Cloé Tóris, ficava melhor.
- Curioso, no outro dia esteve cá um sujeito que não se calava com isso do clítoris... foi um caso insólito.
- Sr. Martins, há por cá muitos casos insólitos, não há?
- Não, nem por isso, por que é que pergunta?
- Nada, nada.
- Então e os senhores estão a gostar de cá estar? Chegaram a ver o castelo?
- Qual castelo? Aquele monte arraçado de estufa fria? Aquela cárie na morfologia de Maconde?
- Bem sei, bem sei.... mas ainda assim é o nosso castelo, e temos orgulho e paixão por ele. Sabe, Maconde é uma terra de muita paixão. Tanto que algumas pessoas, por brincadeira, até costumam dizer "à falta de soluções, paixões." É a tal coisa, quando só há paixão, vai à mão. Bem, ao menos gostam do meu estabelecimento?
- Ah, o espaço é muito agradável!
- O Favaios é só um euro!
- É botassar!
- Não dá para passar só um bocadinho de rock?
- Hmmmm.... com esse cabelo e a pedir rock... estou a ver, você é daqueles malucos que andam por lá aos saltos nos concertos da pesada, não é?
- Só sempre que posso, de resto nem por isso.

Tinha chegado a hora de irmos embora. Fizemos contas, bebemos um Favaios oferecido pelo Sr. Martins, e estávamos quase a sair quando subitamente, no velho televisor a um canto da taberna, vimos o seguinte:

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA: ESCÂNDALO EM MACONDE

Boa noite senhores telespectadores, estamos em directo a partir de Maconde, onde um homem se barricou no confessionário da igreja local, na sequência de buscas efectuadas em sua casa pela Polícia Judiciária.
Conseguimos apurar que foi feita uma denúncia anónima, sugerindo que a sua filha mai nova estaria a sofrer abusos sexuais por parte do padre local, entretanto detido pela Polícia Judiciária e retido nos seus calabouços. Ou mais correctamente, numa cela vulgar, dado que apenas a um VIP nos dignamos associar a palavra calabouço.
Pelo que pudemos apurar, o indivíduo está na posse de uma arma não identificada com, e cito, "mira laser". Sabemos ainda que a sua filha mai velha foi detida por prostituição, e que o seu do mei está neste preciso momento a ser interrogado, por suspeita de tráfico de droga.
A população local está em choque, principalmente devido às acusações de abuso sexual

- Pinto da Costa é o meu pai! Pinto da Costa é o meu pai!

cometidas pelo padre local, sendo que é visível um sentimento de incredulidade e consternação geral. Seguimos de imediato para o interior da igreja, onde tentaremos obter um depoimento do homem, Aureliano de seu nome, visivelmente perturbado com o desenrolar dos acontecimentos.

Senhor Aureliano, estamos em directo para o canal televisivo LOL. O que nos pode dizer nesta altura?

-Ai mãe! Ai mãe! Ai a minha vida! Aaaaaaaai a minha vida! A vida vai torta, jamais se endireita! Desarredem! Desarredem, senão eu clico-vos a todos! A todos, ouviram?

Senhores telespectadores, foi o testemunho possível neste momento. Aguardamos ainda uma declaração do presidente da Câmara local, dado que apesar dos nossos melhores esforços não conseguimos até ao presente obter uma declaração, devido ao adiantado da hora. São neste momento precisamente

Sem comentários: