17/04/2009

Crónicas de Maconde VI

- São quatro minis se faz favor.
- Sim senhor. Ouçam lá, por acaso não fazem ideia de quantas é que já pediram?
- Hmmm.... Assim de repente... não sei, talvez o gajo dos déjà vus tenha visto... senão pergunte ao gago, que ele lembra-se de certeza. Epá espere lá, ao gajo dos déjà vus não, senão pagamos aí o triplo! Pergunte ao gago!
- Ouça lá, você está a gozar comigo?
- Não, não, estava só a brincar, não leve a mal.
- Tudo bem....

Já só estávamos nós ao balcão. Um a um, os quatro homens tinham ido para perto do velho televisor a um canto da taberna, sentando-se na mesa mais próxima. Subitamente, um deles voltou-se para trás e gritou:
- Ó Martins! Traz aí quatro tintos e um baralho de cartas, vamos jogar uma suecada!
- Olhó-lhó-lhó-lhó-lhó... vamos ter festa outra vez...
- Então, aqui não se pode jogar?
- Não é isso; aqueles quatro andam sempre a inventar, é um caso insólito. Há uns tempos foi o chinquilho. O Quim ainda anda a pagar ao Branco dois painéis laterais do carro dele.
- Eia! Então mas ele conseguiu abrasar dois painéis de um carro com a malha?
- Não, só um. Ele é que lá achou que já tinha feito aquilo antes, e jurou a pé juntos que se lembrava perfeitamente de que não tinha pago... e meter-lhe na cabeça o contrário?

Enquanto o Sr. Martins levava as cartas e os copos para a mesa, decidimos ir ver e meter conversa.

- Então os senhores vão jogar uma suecada? Muito bem! Então e quais são as equipas?
- Quim Tonico, Martinho Branco.
- O quê? Lindo! OK, então nós jogamos a seguir. A nossas equipas são Bacardi Lemon, Moscatel Favaios!
- Está bem, está bem, jogam a seguir. Então quem é que baralha?
- Epá baralha o Branco, que ele é que é o perito em trocar as biscas de um lado para o outro!
- Ai tanta piada que tu tens, vês? Ao menos quando é para fazeres gracinhas nunca te dá um déjà vu, não é meu ranhoso?
- Então em inglês é o mesmo, toda a gente sabe isso.
- Olha lá ó palhaço, não estarás a confundir swing e shuffle?
- Sh-sh-sh-sh-shhhhhhhh-shhhhhh-shhhhhhhhhhuffff-f-f-f-f-f-f-le???? O-o-o-o-o-o-o-o vaivem vaivem vaivem vaivem vaivem vaivem vaivem vaivem vaivem espe-pe-pe-pe-pe-pe-pe-pe-cial?
- Outro! Ouve lá ó cromo, isso é shuttle e não shuffle, e é espacial, e não especial. Vai-vem especial faziam todos os gajos cá da terra em casa da tua mãe, ouviste?
- Epá pronto, não se peguem, julgo que isso não é bom... calhando também não é mau, mas pronto, antes assim que pior, julgo eu.
- O que é que é trunfo?
- É-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é-é..... éééééééé..... hmmmmmm........ c-c-c-c-c-c-c-c-c-c-c ...alho!
- Hã? Ah, estou a ver, é paus. OK, quem é que joga primeiro?
- Julgo que sou eu. Pelo menos acho que sim, parece-me. Têm a certeza que sou eu?
- Opá és, joga.
- Sim, só um segundo, estou a escolher a melhor maneira de arrumar as cartas, julgo que já estou a ver mais ou menos a melhor maneira de o fazer, ou por outra, não há de ser a pior, julgo.
- Vá então arruma isso. Epá querem ver uma boa? Ó Tonico, ainda te lembras das regras?
- S-s-s-s-s-s-s-s-s-sssssssssssssssss-sim. Só n-n-n-n-n-n-n-não-não-não-não-não-não-não-não-não me lembro-bro-bro-bro-bro-bro-bro-bro é do-do-do-do-do-do-do do t-t-t-t-t-t-t-ttttttttttttt...
- Do trunfo? Ó Quim, mas tu estás a ver este gajo?
- Oh, ainda à bocadinho isto aconteceu, acabei de me lembrar disso... já não estou a ver isto com bons olhos, essa é que é essa.
- Tonico, o trunfo é paus, percebeste? Paus. Paus. PAUS!!!!!
- N-n-n-n-n-ão, não não não não não me lembbbbbb-bbbbb-bbbbb-bbbbb-bbbbbro é do-do-do-do-do-do-do-do-do tip-p-p-p-p-p-p-p-o de jogo-go-go-go-go-go-go-go-go-go-go-go.
- Opá porra! É sueca! SUECA!
- Então mas jogamos ou não?
- Sim vai. Martinho, joga. Já viste que horas é que são?
- Boa! Que horas são? - Perguntei eu imediatamente.
- São agora exactamente horas deste animal jogar.
- Só um momento, julgo que já estou pronto, acho que só me falta decidir a carta.
- Vai, joga mas é.
...
...
...
- Martinho, joga.
- Calma.
- Martinho..... joga.....
...
- Martinho?
...
- Martinho?
...
- Martinho, olha...
- O quê?
- JOGA MERDA!
- Epá calma, não me quero precipitar.
- Epá isto assim não dá, eu quero trocar de parceiro!
- Olha porra para ti mais as trocas de parceiros! É que não dás descanso!

Ai, estes quatro, estes quatro..... mas vocês acham que eles vão conseguir jogar alguma coisa?
- OK.... olhe, são quatro minis se faz favor.

Sem comentários: