05/04/2009

Crónicas de Maconde V

- São quatro minis se faz favor.
- Aí estão, façam favor.
- Obrigado. Sr. Martins, então e Maconde é uma terra que tem crescido?
- Pouco. Às vezes ouve-se falar numa coisa ou outra, mas é raro depois algo ir para a frente. Agora é o TGV. Parece que vai passar cá perto.
- Boa! Então mas isso é positivo, não?
- Talvez, depende do projecto. Umas das hipóteses é o traçado Lisboa - Maconde - Madrid. Outra hipótese implica pelo menos quatro estações nos primeiros cento e pouco quilómetros, Maconde incluída. Essa é aquela que eu gosto mais.
- Ah sim? Então e porquê?
- Então, porque era bom para o país, ficávamos com um aeroporto internacional e com um TGV regional, toda a gente ficava servida. E eu até já dei a ideia de se fazer um novo hino cá para a terra; ora ouça lá esta entrada:

"Quem passa
pelo apeadeiro de Maconde,
não passa
sem perguntar: -Adonde?!?"

Mas não acredito que vá para a frente. E toda a gente anda com medo.
- Medo de quê?
- Sabe, há pouco tempo tivemos cá uma Feira da Ciência e da Tecnologia. Resultado: no dia da abertura, a nossa subestação eléctrica ardeu. Agora imagine um TGV sempre para trás e para a frente. Era bonito! Tanto que algumas pessoas, por brincadeira, agora até costumam dizer "Antes uma subestação eléctrica que uma superstição eléctrica".

Entretanto, continuava sem saber as horas. Resolvi tentar outra vez, e virei-me para o homem ao meu lado:
- Desculpe, o senhor pode dizer-me que horas são?
- Não, não posso. Não tenho relógio, quero que se lixem os relógios, tenho ódio a relógios, quero mais é que os relógios vão todos para o inferno.
Tendo dito isto, o homem afastou-se de nós para perto do velho televisor a um canto da taberna. Virei-me de novo para o balcão e para o Sr. Martins.
- OK... o que é que foi agora?
- Ah, o Branco... pobre coitado. É um caso insólito.
- Sim........?
- Ele era casado. Ele e a mulher eram o par perfeito, amavam-se infinitamente, eram apontados por toda a gente como um exemplo. Mas sabe, eles faziam swing, e eram felizes assim.
Uma vez, durante uma sessão de swing, no fim, o relógio dele adiantou-se e então ele foi ter com a mulher antes da hora marcada. Apanhou-a no quarto, sozinha e toda vestida... Não suportou. Passado pouco tempo, divorciaram-se. Mas ele é bom rapaz, tem é a vida feita num tormento... acho que agora a maioria das pessoas não aguentava trocar com ele.
- OK.... olhe, são quatro minis se faz favor.

Sem comentários: