28/03/2009

Crónicas de Maconde III

- São quatro minis se faz favor.
- Estão a sair.
- Obrigado.
- Então mas e os senhores ainda não viram nada em Maconde?
- Para ser sincero, não. Assim que chegámos dirigimo-nos ao seu estabelecimento, e aqui estamos.
- Estou a ver. Então mas pelo menos deviam ir conhecer o Mosteiro.
- Vocês têm um Mosteiro?
- Sim, sim, um dos Mosteiros mais importantes de Portugal. Até teve direito a uma Requalificação há pouco tempo. Uma obra grande.
- Mas isso é muito bom. Então e gostaram da Requalificação do Mosteiro?
- Bem... a Requalificação do Mosteiro... enfim, teve coisas boas... agora as lojas Vazias estão numa área muito mais bonita. Nunca o comércio em Maconde foi tão Pouco comércio e tão tradicional.
- Então mas... as pessoas Competentes Não modernizaram o comércio?
- O que é que quer dizer com modernizar o comércio?
- Nada, Nada, esqueça, estava a Sonhar.

Entretanto, continuava sem saber as horas. Resolvi tentar outra vez, e virei-me para o homem ao meu lado:
- Desculpe, o senhor pode dizer-me que horas são?
- Está a falar comigo outra vez?
- Sim, estou a falar consigo.
- Pois olhe, por muito que gostasse, não posso. E além disso já me perguntou as horas há bocado.
- Há bocado? Não, só agora.
- A sério? Estranho, era capaz de jurar que já me tinha perguntado.
- Não, de facto não... então mas podia dizer-me as horas?
- Dizer-lhe as horas... que estranho... curioso, acabei de ter a sensação de já ter não visto isto antes.
Tendo dito isto, o homem afastou-se de nós para perto do velho televisor a um canto da taberna, em passos muito curtos, com os braços levantados à altura da cintura. Virei-me de novo para o balcão e para o Sr. Martins.
- Bem, se calhar também o incomodei, mas eu sinceramente só lhe perguntei as horas.
- Ah o Quim? Não se preocupe, você não fez nada de mal. O Quim é mesmo assim.
- Mesmo assim como?
- É um caso insólito. O Quim é cego.
- Ah, ele é invisual.
- Não, ele não tem dinheiro para ser invisual, é só cego. Cegou há uns anos atrás, num acidente de mota.
- Epá, não me apercebi que ele era cego.
- Tudo bem. O problema é que ele também é terrivelmente dado a déjà vus; está sempre a confundir-se, e a confundir os outros. Só de me lembrar que ele era da brigada de trânsito... chegava a multar as pessoas três e quatro vezes pelo mesmo.... tanto que algumas pessoas, por brincadeira, quando eram mandadas parar por ele, diziam: "Pronto, já estou Quimlhado". Mas ele é bom rapaz, nunca vê mal em nada.
- OK.... olhe, são quatro minis se faz favor.

Sem comentários: