25/03/2009

Crónicas de Maconde II

- São quatro minis se faz favor.
- ...E cá estão elas!
- Obrigado. Então Sr. Martins, o que é que nos pode contar sobre Maconde?
- Epá assim de repente... Bom, Maconde é uma aldeia simpática entre a serra e o mar. Para aldeia, é bastante grande, tanto que algumas pessoas, por brincadeira, costumam dizer que Maconde é uma cidade. É passearem e verem, temos cá coisas bonitas; o passeio, por exemplo.
- O passeio?
- Sim sim. É um dos orgulhos de Maconde; o nosso presidente da Câmara, Gonçalo Girino, mandou fazer um passeio pedonal mesmo ao lado do nosso rio fluvial. Facilita o acesso ao parque de estacionamento rodoviário. Logo há-de levar um elevador para subir para cima, mas ainda não o instalaram lá ali.
- Ah... estou a ver...

Casualmente, virei-me para o homem ao meu lado:
- Desculpe, o senhor pode dizer-me que horas são?
- P-p-p-p-p-pois con-conc-conc-conc-c-c-c-c-c-concerte-te-te-te-te-te-te-te-teza. Ssssssssss-ssssssssssssssssss-sssssssssss-são-ão-ão-ão-ão-ão são-o-o-o-o-o-o ahhhh hmmmmmmm .... .... .... fff-fffff-ffffffffffffffffffff... ónix!
Tendo dito isto, o homem afastou-se de nós para perto do velho televisor a um canto da taberna, aparentemente irritado e confuso. Virei-me de novo para o balcão e para o Sr. Martins.
- Epá, eu espero não ter incomodado aquele homem. Pelos vistos é gago e enervou-se.
- Ah o Tonico? Não se preocupe, ele está bem, daqui a dois minutos já não se lembra.
- Não sei se não lembra, que ele pareceu ter ficado chateado.
- Não, não, não se preocupe. O Tonico é assim mesmo.
- Assim mesmo como?
- É um caso insólito. O Tonico é gago, muito gago.
- Pois...
- O problema é que ele também é amnésico. É raro conseguir acabar uma frase, porque esquece-se sempre do que ia a dizer. Mas ele é bom rapaz, nunca se lembraria de fazer mal a ninguém.
- OK.... olhe, são quatro minis se faz favor.

Sem comentários: