23/05/2009

Prevenção Rodoviária

- Olá amiguinhos, bom dia. O meu nome é tio Hell P.
- Boooom diiiiia Tio Hell Pêêêêêê.
- Olá a todos. Eu estou aqui hoje porque a Senhora Directora da Escola Primária de Maconde me pediu para vir falar-vos de uma coisa que é muito importante: chama-se Prevenção Rodoviária. Alguém sabe o que é que é Prevenção Rodoviária?
- Ximmmmmmm.
- Então quem é que quer dizer-me o que é?
- Eu!
- Tu, Ritinha, diz. O que é?
- Prevenção Rodoviária é quando, por exemplo: quando o meu papá estaciona em segunda fila, liga sempre os quatro piscas porque assim já não tem mal, e o senhor polícia já não pode multar.
- Muito bem. Mas também é outras coisas, por exemplo ter atenção à velocidade. Quando os vossos papás ou mamãs vão a conduzir, às vezes distraem-se e aceleram muito, e isso é perigoso. Então vocês têm que lhes dizer para irem mais devagar.
- Tio Hell P tio Hell P tio Hell P!!!!!
- Diz, Martim.
- O meu papá diz que os senhores que conduzem devagar são todos uma cambada daqueles senhores que dão beijinhos uns aos outros. Mas ele não diz isso, diz uma palavra que é feia.
- Pois, mas sabes, tu devias tentar explicar ao teu papá que andar muito rápido é perigoso, e é muito feio. E além disso andar depressa gasta muito, e nós temos que proteger o Ambiente andando mais devagar para economizar combustível. Alguém aqui sabe como é que se podia proteger melhor o Ambiente?
- Eu sei! Eu sei!
- Diz, Bernardo.
- O meu papá sabe. Ele agora não tem dinheiro mas anda sempre a dizer que quando tiver, vai comprar um carro eléctrico, que assim não polui e anda à velocidade da luz. O meu papá é muito esperto, sabe tudo!
- Sim Bernardo, o teu papá tem razão, os carros eléctricos são melhores porque não poluem o Ambiente. Então e o cinto de segurança, sabem o que é?
- Tio Hell P tio Hell P tio Hell P!!!!!
- Diz, Martim.
- O meu papá diz que os senhores que usam cinto de segurança são todos uma cambada daqueles senhores que fazem festinhas no rabinho uns dos outros. Mas ele não diz isso, diz uma palavra que é feia.
- Está bem Martim, mas olha, tens que ensinar ao teu papá que ele é obrigado a usar sempre o cinto, que serve para o proteger em caso de acidente, está bem?
- Tio Hell P, posso dizer uma coisa?
- Sim Bruno, podes dizer.
- Eu tenho um irmão mais velho que gosta muito de carros e também gosta muito de Prevenção Rodoviária. Ele disse-me que quando for grande até quer fazer tuning e tudo.
- Ah, estou a ver... então e alguém aqui sabe o que é que é tuning?
- Eu!
- Diz, Bárbara.
- O tuning são aqueles meninos maiores que usam chapéu de pala, patilhas em bico e estão sempre a comer pastilha.
- Ah mas os mais velhos que fazem tuning à séria têm sempre namoradas com maminhas grandes! Eu gosto muito de tuning!
- Sim pronto, mas agora baixa lá os braços, desce de cima da mesa, senta-te e compôe o toticho, está bem Paulo?
-Sim.....
- Vá, vamos continuar. Quem é que sabe porque é que é importante olhar muito bem antes de ultrapassar um carro?
- Tio Hell P tio Hell P tio Hell P!!!!!
- Eishhhh....... pronto, vá lá...... Diz, Martim.
- O meu papá diz que os senhores que estorvam porque não ultrapassam logo só porque estão a meio de uma curva são todos uma cambada daqueles senhores que dão beijinhos na pilinha uns dos outros. Mas ele não diz isso, diz uma palavra que é mesmo muito feia. Posso dizer qual é a palavra?
- NÃO!!!! Não Martim, não podes. Vá-vá-vá, quem é que sabe dizer porque é que é importante vocês andarem sempre a pé na estrada pela esquerda e com um colete reflector?
- Eu!
- Sim, tu, diz.
- Para vermos e sermos vistos.
- Muito bem, muito bem, está certo!
- Mas o meu papá disse-me que se alguma vez visse o antigo padre da aldeia a andar à beira da estrada, lhe passava com o tractor por cima, travava, fazia marcha-atrás e passava-lhe outra vez por cima.
- O QUÊ?!?!?
- Sim, o meu papá disse-me isso, antes ter ido para longe, para amanhar as terras do doutor Júlio de Matos.
- Ò minha linda menina, como é que tu te chamas?
- Eu sou a Marlene Vanessa, mas o meu papá chama-me sempre nha mai nova.
- ...
- ...
- ...
- ...
- ...
- Tio Hell P, posso contar uma história triste?
- ... ... ... Sim Santiago, conta, conta... ... ...
- É que eu estava com vergonha, mas eu tenho um primo que também faz tuning. Eu ando sempre a ver o que é que ele anda a fazer. Ele tem um Golf GTI, e então ele mandou alterar a centralina, alargar os veios e meter uns discos maiores em fibra de carbono e cerâmica, da Brembo!
- E ele tem uma namorada com maminhas grandes?
- E pois tem, e pois tem, e o que é que tu tens a ver com isso? O primo é meu, não é teu, olha.
- Vá, parem de discutir. Paulo, sai de cima da mesa. Mas ó Santiago, isso é uma história triste porquê?
- É, porque eu tinha outro primo que era um rapazinho que embora grandinho não tinha muito tino, que era o Juca. Ele também queria fazer tuning, mas como ele só tinha um Peugeot 205 Junior, pendurou um CD no espelho retrovisor, colou um autocolante a dizer BAD BOY no vidro traseiro, e depois meteu atrás mais dois autocolantes, um a dizer Turbo e outro da discoteca Penelope. Depois saiu para experimentar o carro, picou-se com um ciclista, despistou-se e morreu.
- Ah... pois é, isso então realmente é muito triste.
- Pois é. Depois a família chorou muito, e passado um mês foram meter uma coroa de flores no sítio onde ele morreu. Depois veio um camião e atropelou-os a todos. A minha mamã disse que foi bem feito, porque eles compraram a coroa de flores mais barata que havia na loja. A minha mamã é florista. A minha mamã gosta muito de flores e o meu papá também. Eu sei que o meu papá gosta muito de flores porque no outro dia eu ouvi a minha mamã a dizer a uma amiga que o meu papá anda sempre a dar-lhe botões de rosa.

1 comentário:

Nuno Santos disse...

Meus caros, para mim prevenção rodoviária é:

- Evitar a todos o custo cães perdidos no meio da estrada quando se regressa de um ensaio dos Guesswhat!

- Não acelerar motos de 600cc a fundo com semáforos pela frente!!

Quanto ao Martim...acho que o pai dele se refere frequentemente a amiguinhos do nosso Tiaguinho!


Beijinhos na nuca


RB